quinta-feira, abril 06, 2023

Vamos brincar com a Chica? 14

 Hoje é dia de brincar com a Chica que, no seu Blogue Sementes propõe o termo TALEIGOS para formarmos uma frase com sete palavras.

BC de todas as quintas feiras.


O que me sugere o termo?

Um termo que conheço e que se usava muito na minha aldeia natal.

 Em tempos passados a farinha era ensacada nos moinhos em taleigos brancos.


A minha frase:

Taleigos brancos transportavam a farinha do moinho.

Para mais participações clique aqui.


Desejo a todos uma boa Quinta Feira Santa.

Abraços,

Ailime


8 comentários:

  1. Bem lembrado o taleigo para as farinhas. Linda imagem conseguiste.
    Gostei muito de tua frase!
    Obrigadão!
    beijos, tuuuuuuuuuudo de bom,FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderEliminar
  2. Boa Quinta-feira Santa, querida amiga Ailime!
    Espetacular lembrança do saco que guardava a farinha paar fazer o pão logo no dia da Partilha do Pão por Jesus aos seus discípulos.
    Abençoado Tríduo Pascal, minha Amiga!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. " Dentro dos taleigos existe pão e amor"
    Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Por aqui chamávamos apenas "sacos de farinha". sempre bom aprender termos novos.
    Abraço, Feliz Páscoa!
    Sonia

    ResponderEliminar
  6. Na minha não diziam taleigos, mas taleigas, até era costume separar uma taleiga de milho para as papas e quando o moleiro vinha à aldeia buscar as taleigas as mulheres faziam-lhe recomendações do género:
    -"Olhe que esta mais pequena é para as papas de ralão!"
    Boa lembrança Ailime!
    Beijinhos e uma feliz e santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ailime ! Em pesquisa no google , fiquei sabendo mesmo da origem desse termo . Por aqui falamos "saquinhos " sacolinhas ", e até embornal . Eu já confeccionei muitos taleigos , mas não conhecia o termo . Vivendo e aprendendo . Abraços , e uma páscoa Santa e abençoada.

    ResponderEliminar
  8. Bela informação e lembranças Ailime.
    Perfeita frase.
    Eu não conhecia a frase e foi de Portugal a minha salvação da musica.
    Beijo e paz no coração.

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime