sábado, julho 09, 2016

Vamos brincar com a Chica nº 25?

Hoje dia de brincar com a Chica que no seu Blogue Sementes propõe o termo DESCANSO para formar a frase com sete palavras.


Descanso quando o meu coração está alegre.
 No meio de sombras meu espírito descanso.
 
Olhando o Alto  procuro descanso e paz.
Descanso quando o vento dissipa pensamentos nocivos.
Quando minha alma está tranquila, descanso certo.
Descanso quando os que amo estão bem.
 
Para Chica e família desejo excelente descanso.
Neste fim-de-semana  desejo bom descanso para todos.

Esta a minha participação.
Visitem  a Chica e vejam lá como "descansaram" os nossos amigos.
O meu abraço com muita paz para todos.
Ailime



sexta-feira, julho 08, 2016

1 Imagem, 140 Caracteres

Sexta feira chegou bem rápida e eis-nos perante mais um desafio de Silvana e Mari.


Tinha pânico das alturas e quis enfrentar os seus medos.
Subiu, escalou e finalmente decidiu parar e olhar em frente.
Nada a temer. Seus fantasmas tinham voado.



Esta a minha leitura da imagem.
Visitem Silvana (Meus Devaneios Escritos) e Mari (Devaneios e Desvarios) e constatem como foi que os nossos amigos se inspiraram.
Bom fim de semana.
Abraços. Ailime

quinta-feira, julho 07, 2016

Flores de verão

O verão vai avançando muito irregularmente (hoje trovejou de manhã e choveu um pouco). As flores continuam a despertar a minha atenção e sempre que posso fotografo-as.
Eis algumas que registei nos últimos dias, inclusive hoje.















     A maioria das fotos foram tiradas no jardim da moradia antiga que já tenho referido, sendo tratadas com muito carinho pela proprietária. Tem uma infinidade de espécies em redor da casa, mas embora tenha autorização para as fotografar faço-o com algumas reservas.
É com carinho que as partilho convosco.
Abraços. Ailime

terça-feira, julho 05, 2016

Raio X nº 1



«Os Critérios para participar são:

1- Monte um post com o tema proposto;
2- Cite no máximo 3 respostas para a pergunta formulada;
3 - Adicione a imagem oficial da BC RAIO-X;
4 - Traga seu link de participação e insira abaixo e também lá no blog da Silvana.

Para a estreia, a Silvana escolheu o tema Invenções.
A pergunta é: Qual ou quais invenções você considera as mais importantes e úteis para a Humanidade? (cite no máximo 3)».

Houve importantes invenções ao longo da história que foram determinantes para facilitar a vida da humanidade em todas as áreas, mas depois de algumas pesquisas resolvi-me pelas três na área da medicina que abaixo partilho:

Microscópio

É, seguramente, o instrumento mais importante da história da medicina, tanto na pesquisa e ensino, quanto no diagnóstico clínico. Sem ele não seria possível a bacteriologia, a histologia (estudo dos tecidos orgânicos) e a patologia (estudo das bases orgâncias das doenças). A partir de Antonie van Leeuwenhoek, o cientista holandês que notabilizou o uso do microscópio, no século XVII, tornou-se a ferramenta básica da pesquisa médica, sendo usado por grandes nomes como Pasteur, Koch, Virchow, e muitos outros. Depois do microscópio óptico, surgiram na segunda metade do século XX outras invenções muito importantes, como o microscópio electrónico, o microscópio de varredura, e o microscópio de forças atómicas.


Antibióticos
(Usar só sob prescrição médica)


De todas as descobertas voltadas ao bem-estar humano, esta foi a que transformou mais profundamente a nossa história, ao livrar-nos da maioria das infecções bacterianas que provocavam grande mortalidade no passado, como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, a crupe, a gangrena, e outras. A partir da penicilina, descoberta ao acaso pelo médico inglês Alexander Fleming, em 1928, tornou-se uma grande indústria na Segunda Guerra Mundial. O médico e divulgador americano Charles Thomas, em seu livro "The Last Science", disse que a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos. Antes deles, era boa no diagnóstico das enfermidades infecciosas, mas entregava o seu tratamento a Deus&

Vacinas

J
Juntamente com os antibióticos, foi a descoberta médica que mais salvou vidas e que aumentou a longevidade média humana em algumas décadas, ao prevenir que biliões de crianças e adultos fossem afectados por doenças que devastaram a humanidade, como a varíola (a primeira doença natural extinta pela mão do homem), a febre amarela, a febre tifóide, a poliomielite (desenvolvida por Jonas Salk, em 1954), o tétano, a raiva, e tantas outras. E, ao contrário dos antibióticos, aos quais as bactérias podem se tornar resistentes, as vacinas, usadas praticamente primeira vez pelo médico inglês Edward Jenner, em 1796 (descobridor da vacina contra a varíola), são sempre efectivas. Também são as únicas armas para prevenir doenças causadas por vírus. Quem sabe uma vacina salvará a humanidade de seu mais temível espectro, a AIDS?


Desejo que este projecto tenha muito sucesso!
Boa sorte Silvana e Alê!
Abraços.
Ailime

Fonte: artigos retirados daqui.

Botando a cabeça para funcionar nº 12

Hoje dia de botar a cabeça para funcionar que Chica em parceria com seu netinho Neno nos propõem a cada dia 5, 15 e 25 do mês oferecendo-nos uma imagem para nos inspirarmos. O próximo desafio será no dia 12.
O que a imagem me inspira?

Os batentes da imagem  fazem-me lembrar os que existiam nos portões  laterais  e nas  portas das habitações  da aldeia onde nasci e vivi até aos treze anos. Eram de todas as formas e habitualmente bonitos. Só que naquele tempo as portas e portões estavam escancarados e ninguém tinha receio de intromissões,  assaltos, roubos  ou assassínios. Vivia-se em comunidade pacífica e fraterna.
Hoje, apesar  da imensa variedade de protecção, com portas sofisticadas (muitas delas blindadas) e de sistemas de alarme com videovigilância, nada impede que sejamos vítimas de alguma espécie de invasão.
O mundo mudou muito  e é natural que nos acautelemos. No entanto tenho saudades do tempo das portas franqueadas em que as pessoas não viviam como ilhas. Hoje há muita desconfiança e os vizinhos não se falam (com raríssimas excepções). Encerram-se em casa de portas aferrolhadas e isso dói-me. 
( Podemos trancar as portas da casa, mas não fechar as portas do nosso coração).

    
Desejo-vos uma boa terça feira.
  Abraços. Ailime

segunda-feira, julho 04, 2016

1 Imagem, 140 Caracteres

Passaram bem o fim de semana? 
Só ontem à noite me apercebi que Mari do Blogue Devaneios  e Desvarios,  do Projecto 1 Imagem, 140  Caracteres,  editou a imagem para nossa leitura. Com atraso deixo a minha prestação.


Que a  Luz de Deus simbolizada nesta vela nos proteja hoje e em cada dia e que nos nossos corações esta chama jamais se extinga e nos fortaleça na fé, na esperança e na caridade.

Visitem Mari e vejam no seu Blogue como foi a participação dos nossos amigos.

Desejo-vos uma semana abençoada e iluminada por Deus.
 Abraços. Ailime

domingo, julho 03, 2016

Olhares, simplesmente...

Partilho alguns registos campestres, de há uma semana atrás,  que captei numa curta viagem por estradas do interior.  Nada de especial. O mesmo recanto em vários ângulos.




  







 Por locais assim gosto de  me deslocar. 
Sinto como se regrasse às minhas origens e deixo que o meu olhar se perca no infinito. 
São momentos de paz  em que apenas os sons da natureza me fazem companhia.

Desejo-vos um bom domingo. 
Abraços. Ailime