terça-feira, julho 05, 2016

Botando a cabeça para funcionar nº 12

Hoje dia de botar a cabeça para funcionar que Chica em parceria com seu netinho Neno nos propõem a cada dia 5, 15 e 25 do mês oferecendo-nos uma imagem para nos inspirarmos. O próximo desafio será no dia 12.
O que a imagem me inspira?

Os batentes da imagem  fazem-me lembrar os que existiam nos portões  laterais  e nas  portas das habitações  da aldeia onde nasci e vivi até aos treze anos. Eram de todas as formas e habitualmente bonitos. Só que naquele tempo as portas e portões estavam escancarados e ninguém tinha receio de intromissões,  assaltos, roubos  ou assassínios. Vivia-se em comunidade pacífica e fraterna.
Hoje, apesar  da imensa variedade de protecção, com portas sofisticadas (muitas delas blindadas) e de sistemas de alarme com videovigilância, nada impede que sejamos vítimas de alguma espécie de invasão.
O mundo mudou muito  e é natural que nos acautelemos. No entanto tenho saudades do tempo das portas franqueadas em que as pessoas não viviam como ilhas. Hoje há muita desconfiança e os vizinhos não se falam (com raríssimas excepções). Encerram-se em casa de portas aferrolhadas e isso dói-me. 
( Podemos trancar as portas da casa, mas não fechar as portas do nosso coração).

    
Desejo-vos uma boa terça feira.
  Abraços. Ailime

7 comentários:

  1. Tens razão,Ailime! Hoje vivemos nos prédios ,trancados, lá no pátio é tudo gradeado e ainda assim, se quiserem, entram...

    Tempos bons os de portas abertas,não?


    Linda tua inspiração e ao final a frase bem certa...O coração sempre deve estar de portas abertas.... Obrigadão! Levei teu link! bjs, voltei agora da Oma:estava bem,graças! chica

    ResponderEliminar
  2. Oi Ailime!Muito boa tua participação!O mesmo sentimento aprisionamento é o que os brasileiros tem aqui no Brasil .Os bandidos soltos e as pessoas aferrolhadas em suas casas.Beijos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, querida Ailime!
    Muito pertinente sua participação tão linda! Saudosa e real ao mesmo tempo... vamos ver se melhora nossa situação de enclausuramento?!
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ailime...
    Uma participação rica em reflexão... A segurança anda mesmo sem tantas garantias, precauções nunca são demais...
    Sim, não devemos desconfiar tanto das pessoas, mas, com cautela e coração aberto, oferecer e receber AMOR...

    Obrigada pelo carinho no niver do Fragmentos Poéticos... Um cantinho que amo MUITÃO...
    Beijos e BOA NOITE...

    ResponderEliminar
  5. Oi Ailime, aqui belas lembranças de um tempo feliz de liberdade e não medo das pessoas, tempo de sentar num banco na porta de casa não causava medo, insegurança. Tempo que o vizinho era como um parente. Perdemos e nos trancamos em casas, grades, cercas e alarmes e ainda assim vulneráveis..
    Mas que nossos corações estejam abertos para as possibilidades e para as pessoas de almas perfumadas.
    Perfeita participação.
    Bjs de paz.

    ResponderEliminar
  6. Tão bom viver sem medo... Estamos num tempo que até da sombra desconfiamos. Essas portas são o que eu mais gosto de apreciar quando visito as cidades históricas, do tempo do império. Seu post foi lindo e cheio de sentimentos! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  7. Cortámos as pontes e tornámo-nos ilhas... e chamando a isso progresso... e qualidade de vida... parece incrível!...
    Como sempre... mais um desafio superadíssimo!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime