sábado, agosto 28, 2021

Buganvílias

«Bougainvillea é um género botânico da família Nyctaginadeae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas trepadeiras recebem vários nomes populares, como primavera, três-marias, juá-francês, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel. Também são encontradas em diversas cores como branca, roxa, rosa claro, rosa, vermelha, amarela, laranja e diversas outras, simples ou com duas cores».








Estas são algumas das que fotografei ultimamente e que embelezam 
os  muros e gradeamentos de jardins!
Acho-as lindas e o nosso clima é também muito propício para o seu cultivo.
Segundo li as suas flores tem propriedades medicinais.


Desejo-vos um ótimo fim de semana.

Abraços,
Ailime


14 comentários:

  1. Olá Ailime!
    Aqui onde eu resido as buganvílias, todos os anos, são uma presença que também chamam a minha atenção pela cor exuberante que apresentam.
    As fotos que tirou ficaram LINDÍSSIMAS! Um verdadeiro espetáculo de cores!
    Beijinhos (eu, depois de uma pausa, retomo a nossa já longa rotina com algumas ávores monumentais, históricas e singulares da minha terra).
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Um show de rara beleza, querida Ailime.
    Lindas fotos!
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  3. Das mais diferentes cores, encantam uma a uma!Adoro ver! São alegres. Belas fotos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Adoroooooo... por aqui conheço como Primavera...lindas demais ! Suas fotos ficaram lindíssimas!
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderEliminar
  5. Boa noite de sábado, querida amiga Ailime!
    Faz algum tempo que não vejo da branca. No Mosteiro tem de algumas cores
    Adorei suas fotos. Gosto muito delas.
    Flores são um show divino para nos alentar
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  6. O nome pode não ser fácil de pronunciar mas que a flor é lindíssima é um fato.
    Me encantou vê-las
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Temos algumas aqui no sítio. E são lindas.
    Adorei as fotos.
    Bjs
    Marli

    ResponderEliminar
  8. Todas lindas e cores maravilhosas, tenho duas que embelezam meu pedacinho de chão!
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. Muito linda coleção Ailime. Aqui temos muitas delas geralmente na cor rosa e enfeitam belamente os muros e grades.
    Grato pela partilha das informações.
    Bom domingo para voces.
    Beijo de paz.

    ResponderEliminar
  10. Lindas todas, quando morava em casa, no meu jardim, tinha branca e as rosas. Não sabia dos nomes populares. Elas encantam nosso olhar. Bjs

    ResponderEliminar
  11. É uma trepadeira que embeleza muito os jardins devido ás suas flores bem coloridas.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  12. Também gosto de as ver!
    O aldeamento do Algarve está cheio delas!!! 👏💖... Bj

    ResponderEliminar
  13. Cada cor mais bonita que a outra. E quando se misturam é uma festa.
    Tudo bom, minha querida Ailime.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Belas flores e fotos. Não conheço na cor amarela, deve ser lindíssima.
    Bjs

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime