segunda-feira, outubro 26, 2020

Na cozinha... (1)

 Inicio hoje uma nova rubrica dedicada à culinária.

Não me considero boa cozinheira, mas uma das tarefas caseiras que mais aprecio é cozinhar. À minha maneira, claro.

À noite, quando os programas dos vários canais não me agradam, gosto de ligar o canal 24 kitchen e observar a desenvoltura daqueles chefes de cozinha a confecionarem os mais variados e deliciosos pratos. Alguns mais simples, outros nem tanto,  mas podem crer que me relaxa bastante. Não sei explicar porquê, mas é deveras uma terapia e sempre vou aprendendo alguns truques.

Hoje vou partilhar uma receita  de bacalhau muito simples que fiz no fim de semana. Não tirei fotografias e vou socorrer-me da net mostrando a que mais se parece com a que fiz.

 Vamos então ao Bacalhau à Gomes de Sá que não fazia há imensooooo tempo e que aqui em casa apreciamos.


Ingredientes

  • 4 postas de bacalhau 
  • 750 g de batata
  • 1 folha de louro
  • qb pimenta branca
  • 150 ml azeite
  • 3 dentes de alho
  • 3 cebolas
  • 1 c. de chá sal
  • 4 ovos cozidos
  • 16 azeitonas pretas
  • qb salsa

  • Preparação
  • 1. Comece por cozer o bacalhau e as batatas com pele em recipientes separados. Tempere as batatas com um pouco de sal.
  • 2. Depois de cozido, limpe o bacalhau de espinhas e peles, separe-o em lascas grossas e reserve.
  • 3. Depois de cozidas retire a pele das batatas e corte-as em rodelas.
  • 4. Faça um refogado com azeite, alho picado, as cebolas cortadas em meias-luas e a folha de louro, até a cebola ficar transparente, sem queimar.
  • 5. Num tabuleiro de ir ao forno disponha camadas de batata e bacalhau alternadamente e cubra com a cebolada, temperando com pimenta.
  • 6. Decore com ovo cozido cortado às rodelas, azeitonas e um fio de azeite.
  • 7. Leve ao forno a gratinar um pouco.
  • (Quando retirar do forno polvilhe com salsa picada).
Agora só me resta desejar-vos  BOM APETITE!


Tenham uma boa semana.
Abraços,
Ailime

9 comentários:

  1. Mas que bom aspecto, Ailime. Eu gosto de bacalhau de todas as maneiras...
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado muito preguiçosa no cozinhar com criatividade!
    Uma refeição que sabe sempre bem!
    Boa semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Que delícia,Ailime! Por aí,agora já mais friozinho, apetece cozinhar... Adoro bacalhau! Boa receita a tua! beijos, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  4. Que receita maravilhosa, Ailime.
    Por coincidência ontem almoçamos Bacalhau com Natas
    É um bacalhau envolvido em um creme.
    Adoro bacalhau!
    Tenha uma ótima semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  5. Hummm, que delícia de Bacalhau! Gostei da sua receita e não esqueço dos pratos portugueses que saboreamos das vezes em que estivemos aí. Saudades...
    Boa semana, querida... já

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Ailime,
    Não é dos meus pratos favoritos de bacalhau, mas que é uma maravilha é, principalmente nos dias mais frios, pois deve-se servir bem quente.
    Bjs e boas receitas ;)

    ResponderEliminar
  7. Que legal Ailime.
    Que venham belas receitas
    Grato amiga.
    Meu abraço e beijo de paz.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de paz interior, querida amiga Ailime!
    Copiei para pedir a filha para fazer.
    Adoro bacalhau de todo jeito.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Nossa... amo tanto, que nem sei dizer...

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime