segunda-feira, abril 26, 2021

Pintura urbana

Num recanto aqui próximo existem estas pinturas murais do conhecido artista plástico autodidata João Carvalho, mais conhecido por Styler, que se dedica sobretudo à arte urbana.
As cenas aqui representadas referem-se aos saloios*, assim chamados os habitantes naturais dos vários concelhos dos arredores de Lisboa, neste caso concreto de Sintra, onde no início do século XX se dedicavam à agricultura cultivando as suas hortas e pomares. Todas estas regiões se foram transformando e hoje são grandes centros urbanos.

 








* Designava-se como saloio o habitante natural das zonas rurais do termo de Lisboa aquando da sua incorporação no Reino de Portugal, logo desenvolvendo uma cultura própria.[1] "Çalaio" ou "çaloio" era o tributo que se pagava do pão cozido na corte e Patriarcado de Lisboa. Çaloio era também o nome que se dava aos mouros da seita "çalá" e no começo da nacionalidade era o nome que se dava aos descendentes dos provençais colonos oriundos de Salles d'Ande. O equivalente brasileiro, em termos de expressão cultural ou até pejorativa, seria o caipira. (In wikipédia)


Desejo-vos uma boa semana.
Abraços,
Ailime

3 comentários:

  1. Um artista fenomenal sem dúvida alguma. A sua arte de grafitar é sublime. Grato pela partilha. Murais fascinantes a lembrar a zona saloia.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Muito interessantes estas pinturas, Ailime.
    Gostei de conhecer.
    Tenha uma ótima nova semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver as pinturas.Essas realmente enfeitam! beijos, chica

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime