sábado, fevereiro 16, 2019

Série Como me Reconheço

A querida Norma Emiliano, Psicóloga,  do Blogue Pensando em Família está promovendo uma Série a que chamou  - Como me Reconheço -  em que somos convidados a fazer uma viagem pelo nosso interior. Hoje é o dia em que publica o meu texto, pelo que vos convido a visitar esta nossa Amiga.
Quem ainda não conhece o seu Blogue vai apreciar.


Como me reconheço? 
Sou uma pessoa que ao longo da vida tem tentado superar as suas carências da primeira infância, suas limitações, suas inseguranças. Não tem sido um processo fácil ao longo dos anos. Ainda hoje reconheço o quanto estou longe de estar liberta de alguns estigmas. 
No entanto tentei sempre compreender os fatos e isto me ajudou a sublimar essas dificuldades. 
Ao constituir família e com o nascimento dos meus filhos a minha vida estabilizou emocionalmente. Recebia amor e o mais importante eu me entreguei de alma e coração amando estes seres que vieram preencher o vazio afetivo da minha vida. 
Com o decorrer dos anos na minha entrega aos outros fui verificando como isso contribuía para que me sentisse mais fortalecida e feliz. 
No entanto tive que vencer muitos reveses, muitos fantasmas que, por vezes, nublavam a minha vida. 
Nunca me dei por vencida e como tenho muita fé Deus me amparou e ajudou a seguir em frente. 
Com o tempo, e aqui o fator idade é muito importante, tornei-me uma pessoa melhor, uma pessoa mais resiliente, mais compreensiva, mais tolerante, mais confiante. 
Para ultrapassar obstáculos nada como enfrentá-los.  Este aspecto tem sido um dos meus lemas.  
Para finalizar transcrevo o que me define, no perfil dos meus blogues, onde também me reconheço: «sou uma pessoa que tenta viver a vida como ela se apresenta tendo como lema “viver na verdade com lealdade”. Abomino a mentira e as injustiças e anseio por um mundo mais equilibrado, onde a paz e justiça social sejam visíveis, porque adoro o meu semelhante e custa-me cada vez mais assistir ao sofrimento alheio». 
Esta sou eu com qualidades e muitos defeitos, mas que ama a vida e tudo o que de belo ela tem para oferecer nas coisas mais simples:  uma flor, um raio de sol, o mar, um prado verde, aves do céu e acima de tudo reconheço-me nos momentos de silêncio que me ofereço e tanto prezo. 
Ailime

Um abraço e bom fim de semana.

sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Botando a Cabeça Pra Funcionar nº 5

Hoje é dia de botar a cabeça para funcionar, desafio que a Chica propõe no seu Blogue Chica Brinca de Poesia nos dias 5, 15 e 25 de cada mês para mediante inspiração numa imagem escrevermos um texto, poesia ou deixando simplesmente lá nos comentários, para ajudar a desenferrujar os nossos neurónios.


O que me sugere a imagem de hoje?
(Foto linda do netinho Gui de Chica)

Flores de cores vibrantes que meu olhar observa com entusiasmo,
 antevendo o colorido das flores nos canteiros da minha rua, 
agora murchas, 
 que renascerão plenas de vigor e brilho
 na primavera que se avizinha.
Viva a natureza e a beleza das flores
 com suas cores tão diversas!

Abraços e bom fim de semana.
Ailime

quinta-feira, fevereiro 14, 2019

Vamos brincar com a Chica? 7

Hoje é dia de brincar com a Chica que no seu Blogue Sementes propõe o termo OUTRO para formarmos a(s) frase(s)  com sete palavras!

O que me sugere a palavra?

Não menosprezemos o outro, é nosso irmão.


Todos iguais todos diferentes de cada outro.


Não invejemos o outro, é vã cobiça.


Faz ao outro como gostarias para ti.


Para um mundo melhor amemos o outro.


Cada outro, igual aos olhos de Deus.


Esta a minha participação.
 Visitem a Chica e verifiquem no seu blogue como brincaram os nossos amigos.

Abraços,
Ailime

segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Fotos de arquivo - flores (1)

Estive a dar uma vista de olhos pelas fotografias que tenho arquivadas (e são imensas) para hoje iniciar uma nova série.
As flores de cato, que abaixo partilho, foram fotografadas em Maio do ano passado, no campo,  nos arredores da vila onde moro. Lembro-me que fiquei maravilhada quando as vi, uma vez que ainda não tinha visto aquele cato (ou será piteira?) florido, apesar de já ali ter passado algumas vezes.






Por vezes basta reavivar a memória para  nos sentirmos mais alegres e esperançosos.


Desejo-vos uma boa semana.
Abraços,
Ailime


Fotos 
Ailime
05/2018