terça-feira, abril 28, 2020

Pequeno desafio/reflexão (2)

Vamos a um pequeno desafio/ reflexão?

Nestes dias de Pandemia, em que estamos confinados, muitos termos técnicos e outros temos ouvido.

Vou dar alguns exemplos e gostaria que escolhessem 2 ou 3  (ou outros que não mencionei)  que mais vos toquem e porquê. 

1- Linha da frente
2 - Profissionais de saúde
3 - Uso de máscaras
4 - Lavar as mãos/desinfecão
5 - Ventiladores
6 - Idosos em lares/ Casas de repouso
7 - Vacina
8 - Ficar em casa
 9 - Ausência física da família
10 - Informações diárias da Direção geral de Saúde
11 -  Isolamento Social.

O que mais me toca são os profissionais de saúde que dão a vida pela vida, a fragilidade dos idosos que se encontram nos Lares/ Casas de Repouso e não poder estar com os meus filhos.

Gostaria de contar com a vossa colaboração. 
Isto é apenas uma forma de diálogo, uma forma de sairmos um  pouco do nosso isolamento trocando impressões sobre o tema que a todos nos tem preocupado bastante.
Podem deixar apenas nos comentários.

Muito obrigada.
Abraços e uma boa terça feira, com saúde.
Ailime


15 comentários:

  1. Belo momento pra refletir. Deixo aqui o que mais me impressiona.

    Realmente a mim toca muito ver todos os da linha de frente, nas ruas e hospitais pra salvar vidas e ajudar, sabendo que todos tem suas casas e família. Vi casos em que para não prejudicar família, estão em hotéis.

    O isolamento da família pra mim é triste demais.Saudades de todos apesar de sempre juntos na internet. Já com minha mãe nada disso adianta e ter minha mãe lá num lar onde são proibidas as visitas me impressiona muito.

    E, por último fico impressionada como apesar da gravidade ainda vemos muitos não usando máscaras e abusando de aglomerações...
    Outro fato é o que4 vi no noticiário aqui ontem.. OAlém do Brasils nen constar na lista dos países tendo em conta os testes aplicados, ainda conseguem jogar fora, desperdiçar, pois são mal acondicionados e levados às temperaturas superiores às permitidas pra conservação!


    Mas, vamos seguindo, preocupados em nos cuidar e esperando o melhor! beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Chica,
      Focou vários aspetos bem tristes a que esta pandemia obriga.
      Referiu os testes, que esqueci, que tão importantes são para controlar quem poderá estar infetado ajudando a tratamento mais rápido e evitando a propagação. Pena isso que está acontecendo aí... Vamos seguindo com fé e esperança e nos cuidando o melhor possível possível. Muito obrigada por interagir. Beijinhos, Ailime

      Eliminar
  2. Bom dia de muita esperança, querida amiga Ailime!
    Nada me custa tanto como ver médicos chorando ao terem que escolher quem vai viver aqui no Brasil... Ordem é opção pelos jovens como se os outros fossem trastes... Uma imundicie a serem extirpados da face da Terra.
    Médicos extenuados, cansados, sem dormirem.
    Fico imaginando-os sem entenderem suas medidas todas sendo tomadas e nada resulta em sucesso quase... 💙 deles está despedaçados...
    Deus os abençoe e lhes dê forças em todos os.niveis do seu viver.
    Aqui, muitos profissionais da área de saúde morreram pelo contágio...😭
    Outra coisa que me faz refletir muito é a questão do isolamento social que, para muitos, compensava a ausência de uma família presente. Tenho acompanhado o canal católico de televisão para me poupar de do ver o dia tudo caixões, covas, gente chorando e sem rumo... Com fome sem emprego... Jornais sensacionalistas...
    Nas casas até bem montadas, idosos trancafiados com chave pelos filhos para ajudar a não saída, ameaçarem se jogar pela janela... Psicólogos temem uma grande depressão mundial até. Eu não a descarto.
    Filhos e netos tem o contato virtual por vídeo e outros... Racionalmente vamos levando pois a ESPERANÇA não tem fim de dias melhores, minha amiga... Vamos nos ver e nos abraçar muito se Deus quiser. Por sorte, os meus podem permanecer no isolamento solidário. Que benção extraordinária, querida. Que alivio para mim! Você tem o seu noutro país e deve ser duro, minha 🌺.
    Tem uma coisa que me alivia as dores da alma a as físicas bem como as emocionais, o céu azul outonal daqui que é belíssimo.
    SE DEUS É POR NÓS,QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
    Adorei acordar e refletir com você, em síntese, tudo que vivemos.
    No mais, nada me é sacrifício pois o melhor nós temos: a vida que pulsa em nós.
    Vou levar sua iniciativa ao blog lhe referenciando.
    Sempre com bons diálogos por aqui.
    Tenha dias abençoados por Deus junto ao seu amado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Uma criatividade muito boa, Ailime!
    Então:
    ... “A ausência física da família” tem me tocado muitíssimo. Saudades enormes, apesar de falar sempre, o que atiça o coração ainda mais...
    ... “Profissionais de Saúde “, puxa, oro por eles c intensidade, qto amor envolvido!
    ... “Vacina”, torço e torço p que logo venha à tona!

    Sabe, todos os itens que você mencionou têm estado nos meus pensamentos e intercessões. Clamo pelas soluções e providências para toda humanidade. Difíceis tempos!
    Grande abraço nesta terça-feira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Anete,
      É tudo muito triste e mexe imenso connosco. Profissionais de saúde ausência física dos filhos e vacina, três itens que também são de primordial importância para todos nós.
      São tempos muito difíceis e só Deus para nos ajudar a levar a situação com mais leveza acreditando que tudo em breve passará. Muito obrigada por interagir. Beijinhos, Ailime

      Eliminar
  4. Bom dia Amiga Rosélia, na verdade está tudo muito difícil para os profissionais de saúde que dão a vida ao cuidar dos outros. Escolher os idosos para morrer para salvar gente mais nova também mexe muito comigo. Todos temos direito à vida. O isolamento social, na verdade, é mais nocivo para os idosos que vivem sós e sem possibilidade de se defenderem. Muito triste. Com a família vamos interagindo com as novas tecnologias, mas com o meu filho longe não é fácil mesmo e não sei quando poderá vir de férias. Fala bem, a natureza com céu azul lindo ajuda a amenizar nossos dias. Que Deus nos ajude a tudo entender e a seguir em frente sempre com fé e esperança. Muito obrigada por interagir. Beijinhos, Ailime

    ResponderEliminar
  5. Bom fim de noite Ailime.
    Lavar as mãos tornou-se uma obsessão, por estranho que parece, não cuidarmos das mãos e nem dos alimentos, as pessoas agora se preocupam com estas bem como os alimentos que iam direto para a geladeira, hoje passam por um processo de higienização. E vou com a turma da linha de frente, pois imagino o estresse destes no cuidar e saber que podem se contaminar, merecem uma boa atenção e carinho de todos, principalmente dos diretores da entidades com o fornecimento de EPIs corretos para eles.
    Falo também dos famosos e imprescindíveis ventiladores que não são complexos na constituição e poderiam ser fabricados em grande escala, mas parece que devem esbarrar eu direitos e outras coisas burocráticas.
    Meu abraço amiga.
    Beijo
    Muito bom Ailime uma parada para rever e falar destes termos que estão a nos badalar nos ouvidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Toninho,
      Há hábitos que neste momento entraram em nossas rotinas e fazem toda a diferença. A linha da frente são uns heróis que estão dando a vida pela vida e merecem, todo o nosso carinho e solidariedade. É verdade os ventiladores são essenciais e não se entende porque não são fabricados em maior escala, embora neste momento se note um avanço.
      Muito obrigada, Toninho, por interagir. Um beijinho e fique bem. Ailime

      Eliminar
  6. Os idosos nos lares é o que mais perturba a minha alma, o não poder visitar as minhas tias, o saber que para eles a distância entre cadeiras nem sempre é compreensível... Tudo isso me faz sentir menor num mundo a precisar de PAUSAR!!!
    ...
    O distanciamento social, sobretudo entre pais e filhos incomoda meu coração e embora não se perca o contacto e o amor não diminua... os momentos são menos intensos!
    Bj Ailime

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Gracinha, também me faz imensa impressão a situação dos idosos nos lares sabendo que há lares sem o mínimo de condições tanto físicas como a nível de assistência e com a pandemia ainda pior.
    Sobre a separação entre pais e filhos magoa-nos e, no meu caso, tenho um no Canadá a viver o mesmo problema e o que está cá trabalha num hospital e estou sempre com o coração nas mãos.
    Temos que entregar tudo isto nas mãos de Deus. Beijinhos e fique bem. Muito obrigada por interagir. Ailime

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, querida Ailime.
    O que mais me toca são os Profissionais de Saúde.
    Não podem ficar em casa e acabam se infectando e morrendo.
    Muito triste!

    Ausência física da família.
    Saudades são imensas.
    Ainda bem que temos a tecnologia a nosso favor.

    Gostei de participar do seu desafio.
    Um carinhoso beijinho de
    Verena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Verena, na verdade os nossos heróis e que tanto deles necessitamos são os que estão mais expostos acabando infetados e muitos deles vêm a falecer. A família, longe, também sei o que é e não é fácil. Que o Senhor nos ajude a todos a ir enfrentando com coragem e fé. Beijinhos e muito obrigada por interagir. Ailime

      Eliminar
  9. Bela iniciativa para nos conduzir à reflexão. O que mais me toca são os profissionais de frente que arriscam a vida para salvar os contaminados, sofrem quando não conseguem e ficam distantes da família, isto é uma tortura, um sofrimento sem par. Aqui no RN, em Natal, eles estão hospedados no hotel Barreira Roxa para não colocar as famílias em risco. O uso de máscara é outro ponto que me incomoda, porque tem pessoas, aqui na cidade em que moro, que não tem consciência da gravidade da situação e saem por aí sem máscaras, sem nenhuma proteção, é um absurdo, uma desumanidade sem tamanho! Penso, também, nos idosos, na solidão que passam, uns entendem, outros não é de cortar coração.
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, Ailime!
    Vendo agora seu post e participando desta
    conversa.
    O que mais me toca nesta pandemia são os idosos em lares/casas de repouso sem o contato com as famílias mesmo nos momentos rápidos de visitas;
    também me toca a linha de frente dos profissionais de saúde, nesta guerra contra a doença e à morte, na qual sucumbem alguns desses bravos;
    por último cito os cientistas que dedicam todo o seu tempo à procura de uma vacina ou de um medicamento contra o coronavirus.
    Tenho orado pelos enfermos e por essa descoberta da cura. Que chegue logo! Prezada Ailime, desculpe o atraso.
    Boa continuação de semana, com saúde e paz!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Ailime.
    A mim toca-me muito o trabalho das funcionárias da limpeza, que desde que a pandemia de coronavírus tomou o país também estão na primeira linha de contágio e a quem não são dadas as devidas condições de segurança.
    São as máscaras que raramente lhes chegam, as luvas que se rompem por tudo e por nada e assim têm de limpar sem a devida segurança. Há mulheres nas limpezas que são incríveis. Estão dispostas a fazer o seu trabalho quando sabem que "podem ser carne para canhão".
    Se as limpezas acabassem, os hospitais não podiam funcionar, mesmo nos lares, os idosos ficavam ao abandono.
    Saúde!

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime