terça-feira, julho 05, 2016

Raio X nº 1



«Os Critérios para participar são:

1- Monte um post com o tema proposto;
2- Cite no máximo 3 respostas para a pergunta formulada;
3 - Adicione a imagem oficial da BC RAIO-X;
4 - Traga seu link de participação e insira abaixo e também lá no blog da Silvana.

Para a estreia, a Silvana escolheu o tema Invenções.
A pergunta é: Qual ou quais invenções você considera as mais importantes e úteis para a Humanidade? (cite no máximo 3)».

Houve importantes invenções ao longo da história que foram determinantes para facilitar a vida da humanidade em todas as áreas, mas depois de algumas pesquisas resolvi-me pelas três na área da medicina que abaixo partilho:

Microscópio

É, seguramente, o instrumento mais importante da história da medicina, tanto na pesquisa e ensino, quanto no diagnóstico clínico. Sem ele não seria possível a bacteriologia, a histologia (estudo dos tecidos orgânicos) e a patologia (estudo das bases orgâncias das doenças). A partir de Antonie van Leeuwenhoek, o cientista holandês que notabilizou o uso do microscópio, no século XVII, tornou-se a ferramenta básica da pesquisa médica, sendo usado por grandes nomes como Pasteur, Koch, Virchow, e muitos outros. Depois do microscópio óptico, surgiram na segunda metade do século XX outras invenções muito importantes, como o microscópio electrónico, o microscópio de varredura, e o microscópio de forças atómicas.


Antibióticos
(Usar só sob prescrição médica)


De todas as descobertas voltadas ao bem-estar humano, esta foi a que transformou mais profundamente a nossa história, ao livrar-nos da maioria das infecções bacterianas que provocavam grande mortalidade no passado, como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, a crupe, a gangrena, e outras. A partir da penicilina, descoberta ao acaso pelo médico inglês Alexander Fleming, em 1928, tornou-se uma grande indústria na Segunda Guerra Mundial. O médico e divulgador americano Charles Thomas, em seu livro "The Last Science", disse que a medicina só se tornou ciência verdadeira a partir dos antibióticos. Antes deles, era boa no diagnóstico das enfermidades infecciosas, mas entregava o seu tratamento a Deus&

Vacinas

J
Juntamente com os antibióticos, foi a descoberta médica que mais salvou vidas e que aumentou a longevidade média humana em algumas décadas, ao prevenir que biliões de crianças e adultos fossem afectados por doenças que devastaram a humanidade, como a varíola (a primeira doença natural extinta pela mão do homem), a febre amarela, a febre tifóide, a poliomielite (desenvolvida por Jonas Salk, em 1954), o tétano, a raiva, e tantas outras. E, ao contrário dos antibióticos, aos quais as bactérias podem se tornar resistentes, as vacinas, usadas praticamente primeira vez pelo médico inglês Edward Jenner, em 1796 (descobridor da vacina contra a varíola), são sempre efectivas. Também são as únicas armas para prevenir doenças causadas por vírus. Quem sabe uma vacina salvará a humanidade de seu mais temível espectro, a AIDS?


Desejo que este projecto tenha muito sucesso!
Boa sorte Silvana e Alê!
Abraços.
Ailime

Fonte: artigos retirados daqui.

8 comentários:

  1. Boa Tarde, querida amiga Ailime!
    Tivemos um pensamento bem parecido... precisamos destas invenções desmedidamente...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  2. Ailime, vendo também a sua nova participação em BC...
    Muito boa! Trouxe medidas, descobertas importantes para a medicina...
    O meu abraço e MUITA PAZ.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga linda participação ,certamente todas importantes neste mundo em que tudo está em constante mutação,mas também existe os contras seremos dependentes de antibióticos e das vacinas que muitas vezes são questionadas ,não nos podemos esquecer que as multinacionais farmacêuticas ganham milhões com gripes e vírus ,um negócio rentável é preciso cuidado ,muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito legal tua participação,Ailime e pensamos na área médica também! Valeu8, bem explicadinha! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Boa noite Ailime!
    A sua participação foi ótima! Pois essas 3 invenções são incríveis e merecem reconhecimento!
    Obrigada por participar!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderEliminar
  6. Oi Ailime, muito legal sua pesquisa nesta BC.
    E assim com certeza temos aqui três belos inventos, que vieram para preservar vidas. Claro que temos outras importantes porque uma se interliga a outra. Mas lembrou muito bem.
    Perfeita participação.
    Bjs de paz.

    ResponderEliminar
  7. Ailime:
    Sua participação deu um show de conhecimento e informações.
    Sem dúvida, essas invenções contribuem muito para o bem-estar e saúde da humanidade.
    PARABÉNS e OBRIGADA!
    Bjokas.:
    Sil

    ResponderEliminar
  8. Uma participação brilhante, e uma postagem com um cariz repleto de informação!
    Espectacular trabalho, Ailime!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime