segunda-feira, junho 16, 2014

Semana Colorida

A Anne do Blogue a Menina Voadora propõe para esta semana o tema Arraiá!


Durante o mês de Junho, prologando-se por todo o verão e até ao outono  realizam-se diversas festas e arraiais em Portugal,  cada qual com as suas particularidades e que atraem bastantes turistas nacionais e estrangeiros.
Começo pelo norte e refiro a Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo, Padroeira dos Pescadores recheada de variados atractivos em que os pontos altos são a procissão do mar, a procissão em honra de Nossa Senhora da Agonia, o festival Náutico, o desfile etnográfico e o desfile  da Mordomia com trajes típicos de uma beleza singular! 


Descendo até ao centro do País recordo a Festa dos Tabuleiros em Tomar que se realiza de quatro em quatro anos. «Têm a ver com práticas ancestrais de entrega das primícias das colheitas à Deusa Ceres e de celebração da fertilidade da terra».
Os participantes transportam sobre a cabeça os tabuleiros com o pão e outros produtos da terra decorados de forma lindíssima e colorida!


De seguida  seguindo para sul, temos a festa das flores em Campo Maior em que as ruas são decoradas com flores de papel  feitas pelos residentes!


 E mais a sul lembrei-me das festas dos santos populares em Quarteira !


Em todas estas festas há diversidade de animação com comidas tradicionais que não podem faltar,  o fogo de artifício e os respectivos bailaricos!

Esta é a minha participação no desafio de Anne!
(Veja aqui os outros arraiais)!

Desejo a todos uma alegre, feliz e colorida semana.
Abraços. Ailime

8 comentários:

  1. Que bom ver das festas de Portugal que, por sinal, está em campo agora! Linda tua participação e boa sorte ao time! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Ailime, que beleza de festas devem ser estas de Portugal! Um dia quem sabe conhecerei! Obrigada pela maravilhosa participação! bjs e boa semaninha,

    ResponderEliminar
  3. Que linda participação, rica em tradição.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Ailime que linda participação sobre as nossas festas.
    As imagens demonstram bem como são lindas.Adoro as festas de Campo Maior.

    Pena que hoje a gente não tenha nada para festejar,vamos esperar que o próximo jogo corra melhor.Este hoje deixou um sabor muito amargo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ailime que participação linda, eu adorei todas as festas, mas a das flores realmente é a mais linda, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  6. Madrinha venho agradecer seu carinho ,
    pois é nesse momento que mais preciso das minhas amizades sinceras
    e verdadeira..
    Na verdade tudo que tenho percebido muitas
    pessoas fogem quanto depara alguém com muitos problemas
    como eu estou.
    Madrinha obrigada por me amar.
    Beijos da afilhada.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  7. Lindas as festas! Eu não as vi no dia , mas agora fico de queixo caído ver tanta beleza de seu povo! Parabéns, amiga, linda a sua postagem! Meu abraço carinhoso!

    ResponderEliminar
  8. Lindos festejos, Ailime
    agora compreendo a nossa herança cultural
    que atravessou os tempos e até hoje nos compraz
    com essa alegria de uma procissão.
    Sabes que não trouxe nenhum lenço daí?
    trouxe um somente, que era uma réplica dos bordados de namorados
    mas esses lindos de cabeça, não trouxe, Aiai

    bjo
    Zizi

    ResponderEliminar

Caminho por aí, quer chova, quer faça sol! Até quando não sei!
Só sei que quero caminhar e contra ventos e marés nada me impedirá de construir os meus castelos!Ailime