Num recanto aqui próximo existem estas pinturas murais do conhecido artista plástico autodidata João Carvalho, mais conhecido por Styler, que se dedica sobretudo à arte urbana.
As cenas aqui representadas referem-se aos saloios*, assim chamados os habitantes naturais dos vários concelhos dos arredores de Lisboa, neste caso concreto de Sintra, onde no início do século XX se dedicavam à agricultura cultivando as suas hortas e pomares. Todas estas regiões se foram transformando e hoje são grandes centros urbanos.
* Designava-se como saloio o habitante natural das zonas rurais do termo de Lisboa aquando da sua incorporação no Reino de Portugal, logo desenvolvendo uma cultura própria.[1] "Çalaio" ou "çaloio" era o tributo que se pagava do pão cozido na corte e Patriarcado de Lisboa. Çaloio era também o nome que se dava aos mouros da seita "çalá" e no começo da nacionalidade era o nome que se dava aos descendentes dos provençais colonos oriundos de Salles d'Ande. O equivalente brasileiro, em termos de expressão cultural ou até pejorativa, seria o caipira. (In wikipédia)
Desejo-vos uma boa semana.
Abraços,
Ailime
Abraços,
Ailime
Um artista fenomenal sem dúvida alguma. A sua arte de grafitar é sublime. Grato pela partilha. Murais fascinantes a lembrar a zona saloia.
ResponderEliminar.
Uma semana feliz. Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Muito interessantes estas pinturas, Ailime.
ResponderEliminarGostei de conhecer.
Tenha uma ótima nova semana.
Beijinhos
Verena.
Gostei de ver as pinturas.Essas realmente enfeitam! beijos, chica
ResponderEliminar